Num documento de Photoshop em que temos muitos layers, assim como muitas pastas com muitos layers dentro delas e queremos seleccionar um layer específico, mas não sabemos ao certo onde se encontra, temos de, com o cursor "seta" seleccionado, premir a tecla "Maçã" (nos macs) ou "Ctrl" (nos pcs) e com o rato clicar no "objecto", ficamos imediatamente com o layer seleccionado.
Por outro lado temos também a hipótese de fazer isso automaticamente:
Com o cursor "seta", na barra de ferramentas aparece uma caixa onde diz "auto select layer", se seleccionarmos essa caixa, sempre que se clica em cima do documento ele vai seleccionar o layer em questão.
Há ainda a hipótese de num dado local do documento sabermos quantos layers existem e irmos para o que nos interessa:
basta para isso premir a tecla "Ctrl" (nos macs), a tecla da direita do rato (nos pcs) e aparece-nos uma listagem de todos os layers. Neste caso é preciso ter o documento bem organizado e sabermos exactamente o nome do layer a que informação pertence.
1 comentário:
Infelizmente é mais fácil encontrar uma nota de 5 euros todos os dias do que convencer um utilizador de Photoshop a dar nomes aos layers. É um pesadelo diário receber ficheiros de Photoshop para tratar que veem repletos de Layer 5, Layer 7 Layer 3 Copy, Layer 3 Copy 2, Layer 4, etc.
É que dar nome aos layers não é apenas bom para quando passam um trabalho para alguém. Até mesmo para vocês, se tiverem de voltar ao trabalho, algum tempo mais tarde, terem layers com nomes de jeito (Limpeza, +Contraste, -C, +Y, Nuvens, Tom de Pele, etc) tornará a vossa vida muito mais simples.
Eu devo ser dos poucos aqui na agência que dá nomes aos layers todos ;-)
Rui Batista
Enviar um comentário