segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Unsharp Mask (parte 1)

O Sharpen é um aliado precioso, mas deve ser usado com conta, peso e medida. Por exemplo, NUNCA se deve usar o Sharpen e, raras vezes, o Sharpen Edges. São "overkill" e têm poucos controlos de manipulação. O nosso grande amigo é o Unsharp Mask. É estranho que um filtro com o nome Unsharp Mask sirva para fazer Sharpen, não é? Bem, para perceber porque se chama assim e como funciona, aqui vai um pouco de background histórico. Na indústria cinematográfica, quando se queria tornar uma película mais nítida (estou a falar da época em que era tudo óptico... nada destas modernices digitais) o que se fazia era o seguinte.
Fazia-se uma prova negativa de contacto da película original mas o contacto não era mesmo contacto... separavam-se ambas por uma folha de vidro, de modo que a prova negativa ficava ligeiramente desfocada (Unsharped). Depois, da junção destes dois filmes, o positivo e o negativo desfocado, criava-se uma máscara que iria ser usada para imprimir um novo
positivo em película mais contrastada. Ora a máscara era mais negra nas zonas que eram mais semelhantes entre si e mais clara nas zonas que diferiam mais, que eram precisamente as zonas que precisavam de ser tornadas mais nítidas. Portanto, uma máscara gerada por uma versão desfocada da imagem ajudava a definir que zonas precisavam de sharpness. Agora já se começa a perceber tudo, não é?
Pois bem, no diálogo de Unsharp Mask, o Amount é a força com que se aplica o argoritmo de nitidez (que apenas contraste cores adjacentes). O Radius é o tamanho do desfoque, tal como o Radius do Gaussian Blur. O Threshold é o limite que define quão diferentes entre si têm de ser os valores da imagem original e os da imagem desfocada para que se aplique o algoritmo de nitidez. Se a diferença for, pelo menos, o valor de Threshold, aplica-se o algoritmo. Senão, não se aplica. Por isso, um Threshold de zero, aplica o algoritmo à imagem toda!!
Mas isto não acaba aqui... queriam?!?
Experimentem fazer um Unsharp Mask de 300% a uma imagem. Gravem o resultado com outro nome. Voltem ao original e apliquem um Unsharp Mask de 25%, 12 vezes (25x12=300). Abram a primeira imagem e comparem... a segunda está bem melhor, não? E porquê? Eu disse que o algoritmo de nitidez opera aumentando o contraste cromático entre os pixels. Ora, se a intensidade deste contraste for muito alta, a imagem original sofre grandes alterações logo de uma vez, perdendo-se muita informação. Se a intensidade do contraste for aumentando gradualmente, a operação vai sendo efectuada baseada em informação muito mais discreta, logo não se perde tanta informação ao longo do processo.

Rui Batista

1 comentário:

Mauro José Soares disse...

só poderia usar um portugues mais claro .. sei la, é complicado entender essas coisas assim!