quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Impressao de cores directas em impressoras a 4 cores

A minha questão é relativa a cores directas. Várias vezes tenho que mandar imprimir trabalhos a uma só cor, o que implica percentagens da mesma.
Simplesmente, tenho uma impressora a 4 cores (obviamente) que me transforma essas ditas redes em cores distintas e totalmente diferentes do que sai impresso, enganando-me a mim e ao cliente.
Alguma sugestão para eu conseguir ter uma aproximação mais exacta das redes à real, impressa em maquete?

Obrigada,
Susana

3 comentários:

aic disse...

Parece-me que o problema não se resolve com a impressora. Acho que o melhor é ter sempre à mão o livro de pantones, assim como uma escala de redes a preto sobre branco ou em fotolito (10%, 20%, ...90%, 100%) que ajuda a visualizar a rede do pantone. Espero, entretanto, que haja outra resposta que solucione o problema, assim também fico a saber.

Mac disse...

Nunca se conseguirão imprimir, em impressoras caseiras, cores parecidas com as cores directas pela simples razão que as impressoras caseiras apenas têm Cião, Magenta, Amarelo e Preto.
Nem as melhores impressoras (compósitas, não de separações) conseguem reproduzir fielmente todos os tipos de PANTONE. Mesmo as que são homologadas pela PANTONE. E isso até tem lógica: não é possível, por exemplo, reproduzir laranja fluorescente ou PANTONEs metálicos.
Vamos ver o problema de dois pontos de vista:

No FreeHand, as cores directas (PANTONE) são representadas internamente em RGB pois o RGB tem uma gama cromática mais extensa e, por isso, permite recriar - em ecran - uma melhor aproximação aos PANTONE. Para imprimir PANTONEs (mais ou menos correctos) numa impressora caseira, a partir do FreeHand, o melhor será converter a cor PANTONE para CMYK. Tal pode ser feito de duas maneiras: seleccionar o color swatch e, do menu do painel, escolher "Make Process". Mas o melhor será arrastar a cor para o Color Mixer. Este ficará em RGB. Mudar para CMYK. À esquerda ficará um rectângulo de cor na versão RGB e à direita a mesma cor, interpretada em CMYK. Agora ajustam-se os valores CMYK até que a cor da direita esteja o mais parecida com a da esquerda (por vezes é impossível conseguí-lo a 100%). Por fim, arrastar a cor da direita para cima da cor PANTONE da Color List e aceitar a substituição.
Fazer isto para todas as cores directas.
Problema: certas impressoras caseiras preferem receber a informação cromática em RGB porque os drivers estão optimizados para fazer eles próprios a conversão RGB->CMYK. Nestes casos, é preferível mandar para a impressora as cores em PANTONE, que por omissão já são definidas no FreeHand, em RGB. É também preciso ter em conta como é que as opções de visualização de cor estão definidas nas Preferências. Estas preferências apenas deviam influenciar a visualização mas isso só funciona nos Mac. No Windows, influênciam a visualização e a impressão, infelizmente.

No Photoshop, as cores directas são definidas como Spot Channels. Para converter uma imagem de cores directas (Multichannel) para CMYK, criar quatro novos spot channels vazios. Arrastar estes quatro spot channels para o topo, de modo a serem os quatro primeiros canais. Converter a imagem para CMYK. Como os quatro primeiros canais estavam vazios, ficamos com uma imagem CMYK branca com mais N canais spot de cores directas. Seleccionar TODOS os canais e, do menu da janela Channels (o triângulo à direita), escolher Merge Spot Channels. A interpretação das cores directas pode ficar bastante alterada porque o Photoshop está a tentar reproduzi-las com Cião, Magenta, Amarelo e Preto. Quanto a isto, não há muito a fazer, infelizmente. Se se desejar fazer o mesmo, mas convertendo para RGB, apenas três spot channels adicionais são necessários. A conversão para RGB pode ser necessária porque, como disse anteriormente, certas impressoras preferem receber imagens em RGB.

Rui Batista

Mac disse...

Ah, a opção Solidity dos Spot channels não tem a ver com redes. É bom salientear isso porque pode ser mal interpretado e dar maus resultados. Tem mais a ver com overprinting. Uma Solidity de 0% quer dizer que a cor não "rapa" as cores de baixo, sendo impressa combinada (somada) com as restantes. Uma Solidity de 100% faz com que a cor "abra branco" por baixo e seja impressa sem mistura. Isto é bom para poder simular PANTONEs metálicos, por exemplo, já que estes são perfeitamente opacos.

Rui Batista