terça-feira, setembro 05, 2006

Duvida

Descobri este blog por acidente e achei-o bastante pertinente e guardei-o logo nos meus favoritos e tenho vindo espreitar aqui de vez em quando....tenho uma dúvida e gostava que me fosse respondida: estou a executar um cartaz de rua a duas cores, utilizei o photoshop parta tal e em vez de criar um duotone optei por criar dois canais de cor indicando o pantone que queria para cada um deles e trabalheios em termos de transparências aqui....a minha intenção é usufruir da relação entre os dois tons e ao mesmo tempo poupar algum....no entanto tenho algumas dúvidas se o doc poderá ter problemas na saída dos litos estando desta forma. No image mode a opção que tenho é multichanel, gostaria de saber se terei problemas ou não neste formato....
desde já agradecido pela ajuda,
com os melhores cumprimentos,
Manuel Albino

2 comentários:

aic disse...

Olá Manuel

Obrigada pelos elogios ao blog, foi criado para nos poder servir a todos.
Em relação à tua dúvida penso que não há problemas, embora o melhor é utilizares mesmo os pantones correctos, só por uma questão de visualização. Tens de gravar o ficheiro em photoshop dcs 2.0. Se quiseres visualizá-lo noutro programa, como o freehand, por exemplo, vais pôr a opção de single file with color composite , se não fizeres single file vais ficar com 3 ficheiros, um de cada cor e mais 1 para abrir o documento, e se não puseres o color composite não o vais conseguir imprimir noutro programa.
Espero ter ajudado.
De qualquer modo eu sei que há pessoas mais especializadas em photoshop que eu e que visitam o blog, se houver mais alguma informação penso que a virão dar.
AIC

Sibila Publicações disse...

Outra hipótese (tivemos esta semana exactamente este problema): 1- Grave o seu documento em formato DCS 2.0 Single File; 2- Crie um documento quark e importe a imagem para dentro de uma caixa de imagem; 3- Exporte o documento para PDF, optando pela modalidade PDF Default; 4- Ao surgir o painel de impressão, escolha a opção "Colors" e "desligue" as 4 cores CMYK (que estarão lá por default) deixando apenas seleccionadas as cores spot que entretanto lá estarão, pois o Quark reconhecerá os pantones advindos do Photoshop 5- Grave o documento PDF, que será criado com as duas cores em separado. Depois é só enviar para a gráfica. Inconveniente: o documento gerado poderá ser um pouco pesado.