quarta-feira, agosto 02, 2006

Texto editável em envelope

No FreeHand, quando se aplica um "envelope" a um texto, este é automaticamente convertido, internamente para curvas. Deixa de ser possível editar o texto, excepto se se retirar o efeito de "envelope". O ideal seria poder editar o texto sempre que necessário e, ainda assim, manter o efeito de "envelope".
Para tal, criem o texto normalmente. Se possível, conformem a caixa de texto o mais possível à dimensão máxima do texto para que o "envelope" seja mais previsível. Agora, antes de aplicar o efeito de "envelope", ir ao menu Modify e escolher Symbol->Convert to Symbol. Aparentemente, parece que nada aconteceu excepto o facto de a caixa de texto deixar de ter os handles normais de texto. É como se se tivesse feito "Group" ao texto. Mas, na palete de Library, agora há um símbolo novo chamado Graphic-01. Mudem o nome para algo que seja mais perceptível, especialmente se forem fazer este tratamento a muitos textos no mesmo documento.
Agora pode-se simplesmente aplicar o "envelope" a este símbolo. Quando quiseres editar o texto, façam dois clicks no nome do símbolo na palete de Library. Abre-se uma nova janela onde se pode editar o texto à vontade. O Update é automático (desde que a opção esteja ligada na janela). Assim que se fechar a janela, o novo texto aparece devidamente deformado pelo "envelope". Se não aparecer, primam Command+K (Ctrl+K no PC) para entrar e sair do modo keyline e assim, forçar o refrescamento.

Rui Batista

2 comentários:

aic disse...

Olá Rui

Em relação às saídas de documentos que contenham envelope.

Ripam bem?

Obrigada
AIC

Mac disse...

Depende muito da fonte utilizada, principalmente se a saída for feita a partir de Windows, que usa as sempre evitáveis fontes TrueType e com drivers postscript bem piores que os de Mac. O meu conselho é que se faça sempre o rip a partir de uma versão convertida a paths, "just to be safe". De qualquer modo, excepto para texto corrido, para o qual uma conversão para paths tornaria o ficheiro proibitivamente grande, aconselho sempre a que se façam os rips a partir de versões de texto convertido para paths.