quinta-feira, julho 13, 2006

Efeito Moire

Olá,

gostaria de saber como consiguimos obter, em quadricromia, o efeito moiré, que é geralmente considerado um defeito das tramas de impressão, mas como conseguimos obtê-lo intencionalmente; penso que deve ser impossível apresentarmos algum documento freehand com este efeito, não?
Um bom exemplo do que estou a falar é a capa da agenda de Julho da Casa
da Música.

Obrigada,
Mariana Negrão

2 comentários:

Mac disse...

O modo melhor de o fazer, em Photoshop (pelo menos o mais correcto, uma vez que o filtro Color Halftone não dá uns resultados muito bons), é o seguinte:

- certifica-te que a imagem está em CMYK
- na palete de channels, vai ao triângulo de opções e escolhe Split Channels
- aparecem quatro documentos grayscale. Agora, há que converter cada um para Bitmap. No primeiro diálogo que aparece, escolhe Halftone Screen no Method. No segundo diálogo, a Frequency deve ser escolhida de acordo com a resolução inicial da imagem. Se forem escolhidos valores muito altos não haverá resolução suficiente para criar uma boa gama de meios tons. Normalmente, valores entre 5 e 30 são suficientes mas pode variar. Bem, este valor de Frequency terá de ser o mesmo para todas as imagens greyscale. O ângulo (Angle) vai variar de acordo com o canal a converter. Cião=15, Magenta=75, Amarelo=90 e Preto=45, são valores bons. A Shape poderá ser qualquer uma mas Round ou Diamond são os mais indicados.
-agora que temos 4 imagens bitmap há que conbinar todas de novo num CMYK. Mas agora não temos o comando Merge Channels disponível visto que uma imagem CMYK precisa de quatro imagens grayscale e não quatro imagens bitmap.
- portanto, é uma questão de converter todas as imagens para greyscale. O Size Ratio deve manter-se a 1 senão as imagens vão ficar mais pequenas.
- agora que temos quatro imagens grayscale, ir à palete Channels e escolher o comando Merge Channels do triângulo de opções. Escolher o Mode: CMYK e dar OK. Da lista que aparece, escolher as imagens correspondentes a cada canal (já devem estar certos) e dar OK.
- e pronto! Uma simulação bastante correcta do processo de impressão offset, com as conhecidas "rosetas".

Lívia disse...

olá!
estou pensando em fazer um trabalho (para faculdade, meu TCC!) utilizando essa tecnica de moiré. Fiz uma pesquisa e achei essa pagina. Gostaria de saber se você pode me dar uma dicas sobre a construção dessa tecnica, ou até mesmo algo q posso pesquisar, qq dica!
O que tenho duvida é: é possivel fazer uma paisagem utlizando essa tecnica?... ou apenas linhas?