segunda-feira, abril 18, 2005

Cortantes

Os cortantes devem ser feitos numa cor directa, de modo a que saia num só fotolito. Essa cor deve estar em Overprint, para que não abra nas restantes cores do documento. A sua espessura deve ser de Hairline. Deve diferenciar-se os cortes dos vincos e picotado, com traço contínuo, tracejado e ponto e traço, por exemplo. Tanto os vincos como o picotado não devem sair para fora do corte, até nem faz sentido estarem pois o cortante (físico) tem tudo junto, e deixa de existir papel para fora do corte (quando é aplicado), portanto não há o que vincar.

Não confundir vinco com dobra. A dobra é feita, normalmente numa máquina própria, por isso só precisa de miras de dobra (fora do documento), para indicação das medidas na máquina. A opção de vinco ou dobra deve ser tomado consoante a gramagem do papel. Papel de baixa gramagem vai à máquina de dobra e papel com gramagem maior já precisa de vinco para funcionar.

Não se devem aplicar cortantes em documentos quadrados/rectangulares. Bastam as miras de corte que são automáticas nos programas gráficos profissionais.

Sem comentários: