terça-feira, abril 12, 2005

Bleed / Massas

Bleed, nome usado nos programas informáticos gráficos, massas, nome usado graficamente. O Bleed serve para nos defendermos das guilhotinas/cortantes.

Quando é aplicado um cortante ou mesmo uma guilhotina pode haver um desvio no corte, por isso, convém colocar informação para fora do documento. Essa informação basta ter 3mm. Se não utilizarmos bleed e o corte for mal efectuado fica a ver-se o papel, que normalmente é branco, e fica feio. O Bleed deve ser uma continuação da informação que está dentro da página, normalmente imagem ou cor. Se o fundo do documento for da cor do papel, não é necessário o bleed.

Do mesmo modo que se põe bleed para fora, deve também reservar-se uma área com os mesmos 3mm para dentro, ou seja, tudo o que seja informação importante, tal como textos, deve ficar 3mm para dentro das margens da página para não se correr o risco de ficar cortada. Em determinados tipos de impressão ou peças gráficas estes valores podem variar, por isso convém confirmar com o produtor ou mesmo a gráfica qual as massas a utilizar-se.

Sem comentários: