quinta-feira, maio 10, 2007

Dúvida

Boa tarde,


Esta será provavelmente a dúvida mais ridicula que por aqui vai aparecer, no entanto trabalho numa pequena empresa, onde basicamente somos responsáveis por tudo e mais alguma coisa. Neste caso, comecei a desenvolver pela primeira vez a imagem de um evento e tenho agora de enviar os trabalhos para serem produzidos. Todo o trabalho foi desenvolvido em Photoshop CS 2, a minha questão é: em que formato os ficheiros devem ser enviado para a gráfica? Que mais deve ser enviado além do documento mesmo?


Agradeço desde já a vossa ajuda,
SP

6 comentários:

aic disse...

Olá

Essa pergunta acho que deve ser colocada à Gráfica que vai produzir as peças. Muitas vezes varia de gráfica para gráfica a maneira como eles querem que se envie os ficheiros.
De qualquer modo e em termos genéricos, o ideal é estar o máximo de elementos em vectorial e não em photoshop. Deste modo há maior rigor na impressão dos elementos que não são imagem, como o texto, por ex..
Todas as imagens devem estar a 300 dpi, em CMYK e/ou Pantones e em formato fechado, ou seja, não devem ter layers, (tif, ou eps, são bons formatos). Todos os textos devem ir convertidos em curvas e não devem ser enviadas fontes.
Só devem ser enviados para a gráfica os elementos a produzir de modo a que não possa haver confusão sobre os trabalhos a produzir.
Como disse no início, o melhor é a própria gráfica fornecer as informações que necessita.


Espero ter sido útil de algum modo
AIC

S.P. disse...

Agradeço imenso a ajuda! :) Já deu para ficar com uma melhor noção das coisas,m já que de facto, esta não é a minha área.

Já agora ourta questão.. Se o ficheiro for em pdf corre-se alguma risco de se "perderem" elementos gráficos da peça?

SP

aic disse...

Olá Sara

O formato pdf é um formato de saída relativamente recente, tem uns anos. É um formato excelente pois é menos pesado e não necessita ficheiros em anexo, fica tudo embeded. No entanto é necessário que o ficheiro vá bem feito para que não haja problemas.

É necessário ter o Acrobat Professional. É necessário que o ficheiro vá em CMYK e não em RGB, e com resolução suficiente para o tipo de impressão em que se vai produzir a peça.

Aconselho o print to pdf - hight print quality, que é já um formato pré-definido do distiller. No entanto, As gráficas têm sempre de trabalhar em parceria connosco e dar-nos as informações certas para que não haja erros na produção do trabalho.

AIC

Anónimo disse...

Boa Noite....
Se me permite um comentário.....
aproveite que está no Photoshop, salve uma cópia em JPG, alta resolução, convertendo assim o arquivo depois de finalizado no photoshop em uma imagem apenas. A resolução tem que ser no mínimo de 300 DPI, dependendo do que se tem como conteúdo.
Pronto, desde que esteja com sangra e marcas de cortes ou outras que se façam necessárias, é só mandar pra gráfica.

Abraços

Jeferson
Campinas - SP

Norberto Pontes disse...

Sara, vc pode mandar um pdf-X 1a:2001
aqui só usamos esse na maior parte das vezes.
Agora não tem como se perder nada no pdf desde que a perda a que se refira
seja de resolução.
Claro que deve montar um arquivo base(de onde será gerado o PDF), em alta com os elementos em alta, com imagens etc... e textos oriundos do programa vetorial ou no caso do Indesign. Depois verifique seu pdf antes de enviar

Norberto Pontes disse...

qq coisa me manda u m e-mail e te dou umas dicas
norberto.pontes@tugare.com.br