Bom dia, gostaria de esclarecer umas dúvidas:
1:quando tenho um tif e quero fazer uma impressão, como é que faço para a impressão sair com miras de corte dos vertices, nome do ficheiro, barras de calibração etc.. como se fosse uma prova de cor.!?
2: existe alguma "norma" de como representar cortantes e dobras!? a nivél de cores, espessura de linha, etc..!?
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Obrigado
joäo pereira
4 comentários:
Olá
Desde já queria felicitar este blog que contém bastantes utilidades à nossa bela arte.
Penso que posso ajudar nesta minha primeira intervenção.
1º - A forma mais simples em Photoshop CS2 (e acho que se aproxima das outras versões) é fazer um "print with preview". De seguida tens de seleccionar a caixa onde por preferência aparece "Color Management" e mudar para "Output". Automaticamente irá aparecer uma panóplia de opções de visto. É só escolher as preferidas.
2º - Norma de cores penso não haver, mas os cortantes apresentam-se com linhas completas e as dobras com linhas tracejadas. Existem ainda o vinco, que poderá ser representado com traço longo e ponto, intercalados.
Espero ter respondido de forma simples e correcta. Corrijam-me e ensinem-me se estiver errada P.F.
Sónia Rocha
Olá
Não venho corrigir ninguém de modo nenhum, venho só dizer a minha maneira de fazê-lo. Isto em relação aos cortantes.
As dobras represento-as com traços em registration na zona de "bleed" ou "massas",
quando há vinco (normalmente com gramagens superiores a 150gr) aí coloco o tracejado.
Utilizo o traço ponto em picote.
Muitas vezes, para não haver enganos na gráfica coloco cores diferentes e respectivos nomes em cada tipo de "linha".
Utilizo a espessura em hairline.
E sempre cores em spot e em overprint.
AIC
Caro João,
quanto a mim, em primeiro lugar, defino uma layer diferenciada para cada um desses elementos (quer seja em programas vectoriais, ou programas bitmap). Segundo, asseguro-me de que o traço de corte está com as cores do documento (cmyk, como costuma ser o caso), terceiro , a espessura deve ser "light", de forma a não interferir com a visualização de outros elementos. Quarto, sempre nas layers superiores (costumo bloquea-las, mas é mais uma mania...). Quinto... avisar a gráfica que aquilo não é para imprimir! O ideal era separar estes elementos em ficheiros independentes, que a gráfica depois se encarregará de fazer coincidir de acordo com as instruções.
Cumprimentos
RM
Outra possibilidade é gravar um PDF, optando por um formato de impressão maior do que as dimensões do seu documento tiff, e no monitor de impressão do PDF, optra por miras, barra de cores, etc.
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