quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Fazer um PDF no FHMX com pouco peso

Para fazer um pdf que pese pouco, de modo a que possa viajar facilmente por mail, é necessário ter o acrobat profissional instalado.
Então, há 2 maneiras de o fazer.

1. Na janela de impressão no canto inferior esquerdo está o TAB que diz PDF, clicamos lá e escolhemos a opção "save pdf as postscript", e print, escolhemos o local onde queremos guardar o postscript.
Depois temos de abrir a aplicação Acrobat Distiller, arrastar lá para dentro o ficheiro postscript que criámos e voilá.
É preciso não esquecer definir os settings do distiller.

2. Na janela de impressão do fh no local onde está a impressora, escolhemos a Adobe PDF.
No TAB Copies and pages, ao clicarmos encontramos mais abaixo uma opção "PDF Options", aí escolhemos o setting já definido no distiller. Print, e escolhemos o local onde queremos gravar o PDF.


Com a segunda opção acabamos por poupar um passo. o ficheiro final fica exactamente com o mesmo peso, o tempo de demora é idêntico, uma vez que após termos feito a impressão no FreeHand e, claro, dependendo do tamanho e da informação do ficheiro, o pdf ainda demora algum tempo a aparecer na pasta que designamos para a sua gravação.

3 comentários:

Sandra disse...

Como novata no programa de Freehand Mx, gostava de saber se é possivel exportar um pdf, ou uma outra forma que permita ao cliente ter uma noção das cores reais que vão sair na impressao.

Eu exporto em PDF e as cores saem bem, mas como tenho as fotografias recortadas, na exportação aparece fundo branco que não visualizo. E em jpg as cores aparecem tal e qual como as visualizo (os azuis e verdes pessimos...)

agradeço ajuda ... Gracias

aic disse...

Olá Sandra

Qualquer documento, seja em que programa for é pouco provável que seja visto de igual forma em vários monitores, a não ser que estejam calibrados do mesmo modo, portanto, para uma segurança absoluta da visualização correcta das cores do documento, o ideal é o cliente ver uma prova de cor, ou um print fiel às cores escolhidas.

Quanto ao facto dos teus azuis e verdes estarem péssimos no freehand mx isso poderá dever-se ao facto de não teres as preferências das cores no fhmx bem calibradas. Confirma se tens nas Preferences -> Colors -> Color Management -> Color Tables e Monitor simulates -> Separations printer. Isto deverá resolver o problema das cores. Se for o que eu estou a pensar.

Assim, se calhar o melhor é fazeres um jpeg em rgb, uma vez que o documento vai ser visualizado num ecrã de computador.

O facto de as imagens recortadas não serem visualizadas no pdf deve-se ao facto de o estares a fazer através de export e não de print. Se não tens o acrobat professional para fazeres o print como explico no post, podes exportar a path do photoshop para .ai e fazeres um paste inside no freehand.

espero ter sido útil
AIC

aic disse...

Fernando

experimentei como dizes, e o que aconteceu foi que o pdf se bem que mais pequeno que no export ficou maior que o feito através de print. Para além disso, alterou a cor do documento.

Mas serve para determinadas situações.

AIC