sexta-feira, maio 25, 2007

Funcionamento do Arte Final

Olá

Gostaria, primeiro, de agradecer todos os elogios que são enviados para o Arte Final, é o que dá ânimo à sua continuação.

Queria também relembrar aos utilizadores deste blog, que TODOS podem responder às perguntas aqui colocadas. O criador deste blog não é um expert, é simplesmente um arte finalista, com dúvidas como todos e que pode não saber responder o mais correctamente a algumas dúvidas aqui colocadas.

Este blog foi criado também, não só para a colocação de dúvidas, como também para a colocação de dicas e truques, para que todos nós possamos trabalhar melhor e mais facilmente. É nesse sentido que venho aqui pedir para que haja uma maior participação na indicação de dicas e truques que todos precisamos.

Obrigada
AIC

quarta-feira, maio 23, 2007

Serigrafia

Boa tarde,

Tenho um dúvida em relação à impressão em Serigrafia,
é possível imprimir em quadricromia ou tem que ser em cores directas?

Obrigado.

Dúvida

Olá!

[ Queria desde já felicitar este blog e o(s) seu(s) gerentes por se destacarem com tão boas intenções no panorama dos profisionais do design, que infelizmente se tem tornado uma autêntica selva. Bem hajam! ]

Comecei agora a trabalhar e, como recém-licenciada, estou cheia de dúvidas. A que queria colocar-vos é talvez básica, mas não consigo encontrar respostas nos motores de busca da internet.

Tenho de fazer um cartão de visita, impresso de um lado e do outro e não vou ter qualquer contacto com a gráfica pelo que não vou poder dar instruções nem acompanhar o processo.
Queria perguntar-vos como devo indicar que é frente e verso (ou vão em documentos separados,"frente"; "verso"?), o bleed, as cores, o tipo de papel; ou seja, se há alguma convenção que seja inconfundível para a gráfica.

Normalmente, depois de vectorizar tudo e converter as fontes para curvas, exporto para pdf (high print quality) e incluo crop marks, e barra de cmyk. É suficiente?

Se conhecerem algum livro ou endereço electrónico que me ajude nas iniciação às artes finais para print e packaging, agradecia muitíssimo.

Obrigada.

sara

quarta-feira, maio 16, 2007

Dúvida

Olá,

Sou designer e tenho uma duvida que não consigo resolver, como é que no ilustrator se consegue fazer um "paste inside" como no freehand?
Agradeço desde já a vosa ajuda

lena

quinta-feira, maio 10, 2007

Dúvida

Boa tarde,


Esta será provavelmente a dúvida mais ridicula que por aqui vai aparecer, no entanto trabalho numa pequena empresa, onde basicamente somos responsáveis por tudo e mais alguma coisa. Neste caso, comecei a desenvolver pela primeira vez a imagem de um evento e tenho agora de enviar os trabalhos para serem produzidos. Todo o trabalho foi desenvolvido em Photoshop CS 2, a minha questão é: em que formato os ficheiros devem ser enviado para a gráfica? Que mais deve ser enviado além do documento mesmo?


Agradeço desde já a vossa ajuda,
SP

quinta-feira, maio 03, 2007

Transparência e degradées

Queria saber qual a melhor forma de fazer um logo que tenha transparência e degradés. Qual o programa mais indicado e como o devo exportar.

Desde já agradeço.

Patrícia

Dúvida

Alguem sabe como se diz Arte Final em inglês e espanhol??

Freeza