quarta-feira, dezembro 27, 2006

PDF para uso interno

Criou-se moda ultimamente, os nossos clientes fazerem indicação de alterações e refinamentos nos pdfs que lhes fornecemos para aprovação (através de post-its). Nós padecemos, inicialmente, com o problema de, para conseguirmos corrigir tudo termos de andar a passear do acrobat para o programa em que estamos a fazer as alterações.
Aqui vai a maneira de imprimirmos os post-its.
Nas preferências do Acrobat -> Tab Commenting -> fazer check no Print notes and pop-ups -> OK.
Em vez de fazermos um print normal, faz-se Print with Comments Summary, escolher o layout de print e já está.

Informação fornecida por Pedro Vasconcelos

Festas

O Arte Final espera que todos os seus amigos tenham tido um Feliz Natal (com muitas prendinhas), e que o Novo Ano seja excelente!
Encontrar-nos-emos por aqui.

AIC

Desenho técnico de automóveis

boa tarde,
tenho uma questão que gostava de esclarecer e que se conseguissem agradecia imenso. Então a questão é como consigo arranjar o desenho técnico de automoveis? para fazer a decoração exterior. É que já procurei em vários sitios inclusive no site das proprias marcas, mas os modelos mais antigos já não aparecem.

feliz natal e prospero ano novo a todos os "bloggistas" do arte final!
cumprimentos, Bruno Ló.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Bleed em 3 segundos no Freehand

Para cortantes complicados, pode dar-se o problema de ponto a ponto ser difícil fazermos um bleed perfeitinho. Uma solução rápida será seleccionar a path, ir ao menu Extras -> Path Operations -> Inset path.
Nos steps colocar 1 Uniform, no Inset utilizar, na unidade de medida em que está o documento, a dimensão que queremos, (por ex., -3 = 3mm se o documento em que estivermos a trabalhar tiver a unidade de medida definida para milimetros). OK
E voilá.