terça-feira, abril 26, 2005

Passar de pagina em pagina com comandos

Em Freehand, num documento que tenha varias páginas. Para percorrermos as páginas uma a uma, sem ser necessário utilizar o rato, basta pressionar a Maçã, com uma das setas de page up e page down.

sexta-feira, abril 22, 2005

Shift + seta

Para movermos um objecto, o comando Shift + seta para a direita, esquerda, cima ou baixo, duplica em 10x o espaço percorrido pelo objecto se utilizarmos só a seta.

terça-feira, abril 19, 2005

Obrigada

Há novos links gentimente fornecidos pela Susana Santa Clara.

segunda-feira, abril 18, 2005

Cortantes

Os cortantes devem ser feitos numa cor directa, de modo a que saia num só fotolito. Essa cor deve estar em Overprint, para que não abra nas restantes cores do documento. A sua espessura deve ser de Hairline. Deve diferenciar-se os cortes dos vincos e picotado, com traço contínuo, tracejado e ponto e traço, por exemplo. Tanto os vincos como o picotado não devem sair para fora do corte, até nem faz sentido estarem pois o cortante (físico) tem tudo junto, e deixa de existir papel para fora do corte (quando é aplicado), portanto não há o que vincar.

Não confundir vinco com dobra. A dobra é feita, normalmente numa máquina própria, por isso só precisa de miras de dobra (fora do documento), para indicação das medidas na máquina. A opção de vinco ou dobra deve ser tomado consoante a gramagem do papel. Papel de baixa gramagem vai à máquina de dobra e papel com gramagem maior já precisa de vinco para funcionar.

Não se devem aplicar cortantes em documentos quadrados/rectangulares. Bastam as miras de corte que são automáticas nos programas gráficos profissionais.

quinta-feira, abril 14, 2005

Links

Como poderão ver foram colocados muitos links novos. Estes estão identificados com um símbolo a vermelho à frente. Se tiverem links que considerem úteis nas secções que existem, ou outros em novas secções, enviem-nos para estarem aqui sempre disponíveis, para artesfinais@aeiou.pt.

Obrigada

terça-feira, abril 12, 2005

Bleed / Massas

Bleed, nome usado nos programas informáticos gráficos, massas, nome usado graficamente. O Bleed serve para nos defendermos das guilhotinas/cortantes.

Quando é aplicado um cortante ou mesmo uma guilhotina pode haver um desvio no corte, por isso, convém colocar informação para fora do documento. Essa informação basta ter 3mm. Se não utilizarmos bleed e o corte for mal efectuado fica a ver-se o papel, que normalmente é branco, e fica feio. O Bleed deve ser uma continuação da informação que está dentro da página, normalmente imagem ou cor. Se o fundo do documento for da cor do papel, não é necessário o bleed.

Do mesmo modo que se põe bleed para fora, deve também reservar-se uma área com os mesmos 3mm para dentro, ou seja, tudo o que seja informação importante, tal como textos, deve ficar 3mm para dentro das margens da página para não se correr o risco de ficar cortada. Em determinados tipos de impressão ou peças gráficas estes valores podem variar, por isso convém confirmar com o produtor ou mesmo a gráfica qual as massas a utilizar-se.

terça-feira, abril 05, 2005

Fazer Overprint numa chapa (cor) no Freehand automaticamente

Quando se faz print, selecciona-se o TAB Freehand e Setup. No TAB de Separations, onde está a janela com as cores e os ângulos, estão lá também um P e um O. O P é referente às cores que vai imprimir. O O é referente às cores que vão sair em Overprint. Basta clicar sobre o tracinho que está antes da cor e apºarece-nos uma janela com as seguinte opções:

Off - está normalmente seleccionada e significa que a cor não vai ficar e Overprint
On - Significa que a cor vai ficar em Over print
Threshold - Significa que só uma parte da cor vai ficar em Overprint, ou seja, se pusermos o valor de 95% só quando a cor no documento está acima dos 95% (inclusive) é que fica em Overprint. Portanto todas as redes inferiores a 95% não assumem o Overpint e as cores existentes abaixo delas abrem.

segunda-feira, abril 04, 2005

Overprint

Serve para imprimir uma cor por cima de outra(s). Utiliza-se normalmente com preto. Deve usar-se com texto, especialmente se for uma fonte fina. Uma vez que as cores na impressão são transparentes não se deve usar o Overprint com cores claras, pois soma à cor que está em baixo. Quando se utiliza grandes extensões de preto por cima de cores variadas, pode dar-se o caso de se ver o que está por baixo, nessa situação há 2 hipóteses. Em Arte final, soma-se ao Preto 30 ou 40% de Cyan, o que escurece e aveluda o preto, sendo assim mais difícil de aparecer a transparência. Ou então, na impressão dá-se 2 camadas de preto de modo a que este deixe ficar tão transparente. Normalmente nas saídas de fotolitos ou chapas (no CTP) põem o preto todo do documento a imprimir em Overprint. O Overprint serve também para fazer somas de cores, por exemplo com 2 Pantones.