quinta-feira, março 31, 2005

Collect for Output

Tal como o nome indica serve para recolher toda a informação do documento para a saída (ou impressão).O que recolhe é as fontes, caso existam, as imagens e o próprio documento. O Quark já faz a separação destes elementos por pastas; o FreeHand coloca tudo dentro da mesma pasta e se quisermos temos de ser nós a ter o trabalho de o colocar em pastas separadas.
Esta hipótese que os programas nos dão de recolher toda a informação é excelente por várias razões.

1. Quando o trabalho vai para a gráfica temos a garantia que não irá faltar nenhuma imagem.
2. Ao fazermos o Collect sem fontes no documento, podemos confirmar se aparece alguma fonte na pasta, o que significa que nos falhou alguma caixa de texto.
3. Ao passarmos o trabalho duns computadores para os outros, podemos utilizar as fontes que estão no Collect, garantindo assim que estamos a utilizar exactamente as mesmas fontes e não outras com o nome parecido, ou estragadas.
4. Ao arquivarmos um trabalho com esta informação toda, quando o formos buscar mais tarde, não nos faltará informação nenhuma.
5. Todas as outras que possam imaginar.

quarta-feira, março 30, 2005

Converter para curvas texto em Paste Inside

Se fizermos um Select All e Convert to Paths, o texto que se encontra dentro de Paste's Inside mantém-se em texto. Para se converter todo o texto de um documento para curvas, sem termos de confirmar se há texto dentro de caixas, é melhor ir ao Find & Replace Graphics com o comando Maçã+Alt+E ou com o Menu Edit -> Find & Replace -> Graphics, seleccionar o TAB Select, no Attribute colocar Font e não esquecer deixar o Search com Document. Ao fazer o Find com Any Font todos os textos no documento, incluindo caixas fora de páginas e vazias ficam seleccionadas. Depois é só proceder ao Convert to Paths.

segunda-feira, março 28, 2005

Fill numa selecçao no Photoshop

Para se fazer um Fill duma cor a uma seleccção no Phtoshop pode-se fazer:

Para a cor que está no background -> Maçã + Backspace
Para a cor que está no Foreground -> Alt + Backspace
Para abrir a janela de diálogo onde se pode escolher a cor ou a pattern -> Shift + Backspace

segunda-feira, março 14, 2005

Instance

Ao retirarmos um objecto da Library para dentro do documento, ele não se comporta nem como objecto, nem como imagem, mas sim como Instance (exemplo). Para podermos usar esse Instance como objecto, temos de ir ao Menu Modify -> Symbol -> Release Instance.

segunda-feira, março 07, 2005

Master Pages no Freehand

Fazer uma Master Page.
Na Janela Document no mesmo local onde tem o Add Pages também há 2 opções para Master Pages, uma é o New, a outra o Convert To. Ao fazer uma nova aparece-nos a página sozinha, à semelhança de outros programas, nessa página podemos colocar o que quisermos, tal como guias e elementos constantes em todas as páginas. Faz-se um save e fecha-se a janela. No Convert To, é guardada como página Master a página visualizada com tudo o que tiver incluído. Mas neste save ficámos só com o documento gravado, este documento fica com a sua Master Page, para a podermos utilizar noutro documento ainda temos de fazer mais alguns passos.

Gravar uma Master Page.
Depois de termos feito a Master Page e lhe termos dado um nome, abrimos a Library do Menu Window, na Library aparece a Master Page que fizémos na Janela Document. Seleccionamos o ícone, e na seta em cima à direita fazemos um export e gravamos onde nos der jeito.

Importar uma Master Page.
Num documento novo abrimos a Library, e na seta em cima à direita seleccionamos import e vamos buscar o documento que guardámos.

Round Corners

Há alguma maneira de fazer um Round Corner numa Path aberta no FreeHand? Antigamente era possível importar os filtros do Illustrator. Isso ainda é possível?